Quando criamos um site, um dos problemas mais comuns que devemos abordar é como listar o site em mecanismos de pesquisa como o Google.
Sempre que falo com novatos que não sabem como funciona o mecanismo de pesquisa, eles acham que precisam pagar ao Google ou a outros mecanismos de pesquisa para listar o site.
Isso não é verdade, claro.
Você pode exibir seu website em uma pesquisa do Google gratuitamente . A única coisa em que você precisa trabalhar é ajudar o Google a encontrar seu blog.
Isso pode ser feito facilmente com a ajuda do arquivo Sitemap. Tudo o que você precisa fazer é gerar o arquivo do Sitemap para seu website e enviá-lo ao Google.
O console de pesquisa do Google (anteriormente, Google Webmaster Tool) é uma ferramenta gratuita que permite controlar seu website a partir da perspectiva do mecanismo de pesquisa. Eu não entrarei em detalhes sobre o GWT, pois citarei nos proximos posts.
Primeiro, precisamos entender o que é um sitemap e por que é importante enviar o sitemap para os mecanismos de pesquisa.
O que é um sitemap?
Um sitemap é um arquivo XML que contém as URLs dentro do seu blog. Esse arquivo ajuda os rastreadores a encontrar todos os URLs do seu blog.
Há muitos aspectos do site que um rastreador acompanhará, como o tamanho do sitemap e o número de URLs no sitemap. Em suma, um sitemap é um índice completo do seu blog que você deseja que os robôs do mecanismo de pesquisa vejam.
Em termos simples, um arquivo de sitemap contém todos os URLs do seu blog, e você envia esse arquivo para os mecanismos de pesquisa para que eles saibam sobre todas as páginas do seu blog. Os robôs do mecanismo de pesquisa seguem os arquivos do sitemap para rastrear e indexar seu site.
Para um site normal, usamos um gerador de sitemap on-line para criar um arquivo de sitemap e enviá-lo para ferramentas de webmaster oferecidas pelo Google e pelo Bing. Para blogs do WordPress, usamos plugins que mantêm automaticamente atualizando nosso arquivo de sitemap à medida que publicamos o novo post. Dessa forma, você não precisa reenviar um novo sitemap depois de publicar novos artigos.
É uma boa prática colocar o link do arquivo do sitemap no rodapé do seu site para que os robôs do mecanismo de pesquisa possam descobrir e seguir rapidamente o arquivo do mapa do site e rastrear o blog com mais eficiência.
Agora que sabemos o que é um sitemap, vamos para o próximo nível.
Como gerar um sitemap para o seu site WordPress:
Os Sitemaps podem ser gerados de maneiras diferentes, dependendo da plataforma que você está usando para o seu website. Por exemplo, os sitemaps do WordPress podem ser facilmente gerados usando popular Plugin SEO chamada Yoast SEO.
Para outra plataforma como as de sites estáticos, existem muitas ferramentas e tipos de software off-line que ajudarão na geração de sitemap. Para o propósito deste post, presumimos que você saiba como gerar um sitemap e agora aprenderemos como enviar esse sitemap para o Google.
Como enviar o Sitemap para o console da Pesquisa do Google:
Aqui estão os passos que você precisa seguir:
- Faça login no console de pesquisa do Google
- Selecione seu site
- Clique no Sitemap na barra lateral esquerda
- Adicione seu URL do sitemap (Ex: sitemap.xml)
- Clique em enviar
Assim que você clicar no botão enviar, o Google rastreará seu arquivo de sitemap e começará a rastrear e indexar todos os links listados no arquivo de sitemap enviado.
Se você estiver usando uma versão antiga do console de pesquisa do Google, siga as etapas descritas abaixo.
Dentro do painel do seu Google Webmaster Tool, no lado direito, você verá uma opção chamada "Sitemaps". Clique em "Mais" para ver todos os sitemaps enviados ou você pode enviar um novo sitemap de lá.
Se você estiver enviando um sitemap para um novo blog, poderá levar algum tempo para ver o status do índice. Com o status do índice na mesma página, você pode ver quantos URLs são enviados por meio do sitemap e quantos links o Google indexou.
Se você enviou sitemaps separados para imagens e vídeos, também verá o status desses links.
Deixe-nos saber se você fez ou não submissões sitemap para o seu site.
Que outras coisas relacionadas a SEO você faz para uma indexação mais rápida do seu blog?
Lembre-se de compartilhar esta postagem com qualquer pessoa que possa se beneficiar dessas informações, incluindo seus amigos do Facebook e pinterest.





Postar um comentário